Até pouco tempo atrás, as regras relacionadas à gestão de negócio eram estabelecidas de maneira mais informal, e não se tinham claras quais eram as melhores práticas de governança corporativa. Porém, as coisas mudaram. Novas abordagens se tornaram cruciais para empresas que querem alcançar objetivos de negócios, maximizar a eficiência, tomar decisões mais formais e manter conformidade com as leis.
E como alcançar tudo isso?
Inicialmente buscando melhores práticas de governança corporativa. Ou seja, criando um ambiente interno mais formal e organizado, que leve em consideração a importância do fator humano e forneça mais segurança para os acionistas e investidores.
Portanto, para entender quais são as melhores práticas de governança corporativa, continue a leitura e guarde nossas dicas!
O que é a governança corporativa?
Primeiramente, é importante que você conheça o conceito de governança corporativa. Então, vamos lá!
Ela representa o sistema em que uma empresa é administrada, assim como controlada e gerida pelos seus líderes. Dessa forma, esse conjunto de normas é composto por regulamentos internos que estabelecem diretrizes para o comportamento da empresa.
Assim, as estratégias dos negócios devem estar orientadas na busca da sustentabilidade, perenidade e geração de valor, por meio de ações bem definidas.
Essas ações estão sendo implementadas faz pouco tempo no Brasil, mas estão se tornando obrigatórias para empresas que desejam aumentar a transparência e prevenir fraudes que podem prejudicar investidores e todos os stakeholders.
Nesse sentido, o principal viés da governança corporativa é profissionalizar e formalizar a gestão do negócio e proporcionar mais autonomia para os gestores nas tomadas de decisões. Tudo isso deve ser feito com base em regras predeterminadas.
Quais são os princípios da governança corporativa?
Para promover e ajudar no processo das melhores práticas de governança corporativa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) aponta 4 princípios. Veja abaixo.
- Transparência;
- Equidade;
- Prestação de contas (accountability);
- Responsabilidade corporativa.
Assim, com a inserção da governança corporativa, esses quatro princípios, na prática, asseguram um melhor desempenho para a empresa.
Quais são as melhores práticas de governança corporativa?
Os professores José Paschoal Rossetti e Adriana Solé criaram um conceito chamado de 8 Ps da governança corporativa.
Veja abaixo o que significa cada P:
Propriedade
O principal objetivo desta prática é entender como o capital social está distribuído e organizado, sendo que ele pode ser: capital misto, aberto ou fechado, familiar, consorciado, estatal, anônimo, entre outros. Dessa forma, a metodologia de governança empresarial revela:
- Coesão entre os acionistas;
- Sucessão;
- Blindagem societária.
Princípios
Eles são a base das melhores práticas de governança corporativa e regem a hierarquia de princípios dentro da sua empresa. Por isso, mencionamos acima os 4 princípios fundamentais da governança corporativa que podem te ajudar nesta jornada de implementação.
Propósitos
Os propósitos nos direcionam a um planejamento estratégico de qualidade.
Papéis
É sobre entender o papel de cada um dentro da organização e como essas funções são desempenhadas internamente.
Poder
É saber distinguir autoritarismo de autoridade. De modo que as lideranças precisam ser legitimadas pelos colaboradores.
Práticas
Acima de tudo, as melhores práticas de governança corporativa possuem dois aspectos fundamentais:
Data Driven: se refere a processos organizacionais baseados em dados, ou seja, quando a empresa toma decisões e faz o seu planejamento estratégico através da coleta e análise de informações e não a base de “achismos”.
Governança, Risco e Compliance: que unifica processos dentro de uma organização, fazendo com que a gestão de negócios seja totalmente transparente em conformidade com as políticas corporativas, leis, e com a mitigação de riscos, sendo muito importantes para sua empresa.
Pessoas
É sobre medir a qualidade dos Recursos Humanos, mapear estratégias para o clima organizacional, bem como deixar a hierarquia bem definida.
Perenidade
Quer dizer manter a eficiência operacional e garantir a continuidade do negócio com o crescimento da sua participação nos mercados em que atua. Portanto, é ter a preocupação com a longevidade dos negócios.
Assim, ao tirar do papel as melhores práticas de governança corporativa, a empresa consegue ganhar eficiência e garantir uma gestão mais transparente e assertiva.
Da mesma forma, outro fator que ajuda a sua empresa a ganhar mais eficiência é a central de cadastros. Quer receber templates para esse sistema? Clique aqui e baixe agora mesmo!