O no-code é uma solução que pode ajudar uma empresa a aumentar a produtividade, economizar tempo e reduzir custos. Sua abordagem permite que pessoas não especialistas não apenas modernizem os processos, mas também a construam projetos diversos com eficiência.
No post explicaremos melhor o que é no-code, os principais benefícios dessa técnica e como você pode usar a plataforma Mub para modernizar os processos em sua empresa. Acompanhe!
O que é no-code?
No-code é uma técnica que permite a qualquer pessoa criar aplicativos digitais sem escrever uma única linha de código.
Sendo assim, é um método que envolve o uso de ferramentas com uma interface intuitiva de arrastar e soltar para criar uma solução exclusiva para um problema, por exemplo, um sistema ou software.
Quando se traduz literalmente para o português, no-code significa “sem código”, e esse termo é empregado para descrever plataformas que possibilitam a criação de programas por meio de comandos simples, como arrastar e soltar elementos. Sendo assim, esses sistemas apresentam interfaces amigáveis e são bastante fáceis de utilizar, sendo desenvolvidos especialmente para pessoas que não possuem conhecimento em programação.
Diferença de sistemas low-code vs no-code
Muitas vezes, há uma confusão comum entre as plataformas no-code e low-code, embora os nomes e conceitos sejam semelhantes, esses dois tipos de aplicação são bastante diferentes. Assim, a operação de uma plataforma low-code requer um certo grau de conhecimento em programação, mesmo que seja básico, uma vez que alguns passos da criação dos programas exigem a inserção de linhas de código.
Dessa forma, o low-code é indicado para a construção de aplicações de diferentes níveis de complexidade, que podem variar de programas simples a outros mais complexos, destinados principalmente a empresas de médio e grande porte. É importante ressaltar que o no-code é uma evolução do low-code, mas ambos surgiram como movimentos para facilitar o processo de transformação digital, permitindo que as pessoas construam soluções sem a necessidade de terem conhecimento avançado em programação.
Em contrapartida, conforme exibido, o no-code não utiliza codificação no processo de construção de aplicativos. São fornecidos modelos já codificados para que você os utilize em seus negócios.
Benefícios do no-code para a gestão e automação de processos
As ferramentas no-code oferecem vários benefícios para o gerenciamento de processos, como:
Maior eficiência:
automatiza tarefas repetitivas e agiliza processos, o que pode ajudar a economizar tempo e reduzir erros;
Implantação mais rápida de fluxos de trabalho:
é possível criar e implantar fluxos de trabalho rapidamente e sem precisar escrever código, proporcionando uma melhor gestão do tempo;
Melhor colaboração:
ao usar as ferramentas no-code, os membros de uma equipe de trabalho podem se comunicar de forma eficiente;
Custos mais baixos:
desenvolver um sistema ou solução tecnológica é mais em conta ao usar as ferramentas no-code, pois, por exemplo, a empresa não precisa gastar para qualificar sua equipe;
Flexibilidade:
permite alterar rapidamente os fluxos de trabalho, melhorando os processos já existentes;
Fácil de usar:
as ferramentas no-code são de fácil uso, o que significa que qualquer profissional pode criar e implantar fluxos de trabalho.
Como fazer a gestão de processos utilizando uma ferramenta no-code?
Aqui estão as etapas que você pode seguir para gerenciar processos usando uma ferramenta no-code:
Identifique os processos
Comece identificando o processo que deseja gerenciar. Pode ser um processo de negócios, como faturamento, gerenciamento de leads ou gerenciamento de estoque, por exemplo.
Mapeie os processos
Crie um mapa visual do processo, incluindo todas as etapas e pontos de decisão. Isso ajudará você a entender o processo e identificar todas as áreas que podem ser automatizadas.
Escolha uma ferramenta no-code
Existem muitas ferramentas no-code disponíveis que podem ajudá-lo a automatizar processos. Escolha uma ferramenta que melhor atenda às suas necessidades e requisitos.
Crie o fluxo de trabalho
Usando a ferramenta no-code, crie um fluxo de trabalho que automatize o processo. Isso pode envolver a criação de gatilhos, configuração de ações e elaboração de regras.
Teste o fluxo de trabalho
Depois de criar o fluxo de trabalho, teste-o para garantir que funcione conforme o esperado. Identifique quaisquer problemas e faça os ajustes necessários.
Implante o fluxo de trabalho
Em seguida, implemente o fluxo de trabalho em organização. Treine os membros da equipe para usar o fluxo de trabalho e monitorar sua eficácia.
Melhoria contínua
Conforme usar o fluxo de trabalho, monitore sua eficácia e procure maneiras de melhorá-lo. Isso pode envolver ajustes no fluxo de trabalho ou adição de novos recursos.
Conheça o mub, uma plataforma no-code, especialista em gestão de workflows, automação de processos e onboarding
O mub é uma tecnologia para gestão workflows, automação de processos e onboarding das empresa. Com esta solução, você pode combinar todos os processos de negócios, engajar pessoas e integrar-se a outros sistemas corporativos, como ERP, em um só lugar.
Essa plataforma não exige hospedagem de servidores, bancos de dados e já está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso é fundamental para evitar que sua empresa seja pega desprevenida por multas e outras penalidades.
Além disso, é uma solução no-code, ou seja, permite que os gestores da sua empresa criem fluxos de trabalho de forma simples e fácil, o que pode otimizar o tempo de realização dessa tarefa e aumentar a produtividade do seu negócio.
Como vimos, as plataformas no-code possuem interfaces intuitivas que podem auxiliar na construção de aplicações. Isso é uma vantagem para as empresas, pois seus funcionários podem desenvolver sistemas, softwares ou fluxos de trabalho mesmo não sendo especialistas.
Otimize a automatização dos processos de trabalho de sua empresa com a plataforma mub. Solicite uma demonstração gratuita de nossa solução e aproveite todos os benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio!