3 abril, 2023

Automação de processos complexos: O Guia Completo

cadastro fornecedores grandes empresas

As empresas em todo o mundo perdem até US$ 1 trilhão por ano devido à má gestão de tarefas. Esse número é assombroso e serve para lembrar a necessidade de medidas para melhorar a produtividade, como a automatização de processos complexos, que podem otimizar os resultados de uma organização de forma relativamente simples.  

Entenda o que é automação de processos e como implementar essa solução em seu negócio. Neste post, conheça como modernizar as operações da sua empresa. Acompanhe! 

Entenda o que são processos complexos nas empresas

Processos complexos são aqueles que envolvem diversas etapas, setores e pessoas, e que costumam ser difíceis de executar e gerenciar. Assim, geralmente, esse tipo de processo exige um alto nível de coordenação, além de envolver uma grande quantidade de dados.  

Dessa forma, a alimentar a cadeia de suprimentos, o processo de desenvolvimento de novos produtos e a tomada de decisões estratégicas são exemplos de processos complexos.  

Por sua natureza multifacetada, processos complexos exigem habilidades avançadas em gestão de processos para garantir uma execução eficiente e ágil. Portanto, nesse aspecto, use ferramentas e técnicas especializadas, como a modelagem e a automação de processos, e simplifique as tarefas, ao mesmo tempo em que as torna mais efetivas. 

Compreenda o que é automação de processos

Automação de processos é o nome dado a utilização de tecnologia para automatizar etapas de um processo de negócio que seria feito por uma pessoa.  

De modo que contribui para que a empresa:

  • reduza erros;
  • reduza custos;
  • reduza desperdícios.

Portanto, aumente a eficiência da operação e otimize o tempo da equipe, e deixe os colaboradores livres para se dedicarem a atividades mais importantes.  

cadastro fornecedores grandes empresas

Saiba por que automatizar processos complexos

Com a automação você :

  • simplifica e melhora a eficiência operacional;
  • reduz custos;
  • aumenta a produtividade.

Com isso, a empresa cresce e se desenvolve, tornando-se mais competitiva.  

Além disso, a organização elimina tarefas repetitivas e manuais, minimizando erros. Dessa forma, os colaboradores podem focar em atividades estratégicas para o crescimento do negócio, como o desenvolvimento de projetos criativos. 

Aprenda como automatizar um processo

De forma geral, a automação de processos complexos  é realizada por meio de diversas tecnologias, inclusive softwares especializados que podem atender às necessidades de cada organização.  

Então, para automatizar um processo, escolha com cuidado as tecnologias oferecidas pelo mercado. Inclusive, avalie as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se adapta às necessidades específicas do seu negócio. 

Conheça quais são os benefícios da automação de processos

A implementação da automação de processos oferece vários benefícios para as empresas. Assim, entenda como aplicar na sua empresa: 
 

  • Reduza erros humanos, já que, normalmente, as tecnologias são usadas para realizar tarefas que antes eram feitas por profissionais.  
  • A automação permite realizar ações em um intervalo de tempo bem menor do que um humano levaria, o que possibilita que as empresas aumentem a produtividade.
     
  • Invista em automação de processos para reduzir a necessidade de contratação de profissionais, o que gera economia. 
     
  • Tome decisões de forma mais fácil com o uso de dados mais precisos e atualizados em tempo real. Assim, sua empresa irá alcançar de forma segura seus objetivos. 
  • Os softwares de automação são projetados para serem flexíveis, o que permite que as empresas se adaptem às mudanças do mercado.
     
  • Melhore a qualidade dos seus processos, pois elimina erros e permite o monitoramento e controle mais preciso dos resultados. 
cadastro fornecedores grandes empresas

Simplifique processos complexos por meio da automação

Aprenda a automatizar processos complexos em poucos passos: 

1- Analise o processo atual e identifique pontos críticos  

Analise os processos atuais e identifique as etapas que podem ser automatizadas. Assim, nessa fase, identifique quais são os pontos críticos das operações, que poderão ser os primeiros a serem automatizados.   

2- Escolha um software/ferramenta  

Escolha a tecnologia certa para realizar a automação. Dessa forma, esta é uma das ações mais importantes, pois tem um grande impacto no resultado final. 

Portanto, escolha a ferramenta com cuidado, e leve em consideração as necessidades específicas do processo.  

3- Configure o sistema de automação 

Faça a configuração do software de automação. Assim, inclua nessa etapa a configuração de fluxos de trabalho ou a criação de interfaces de usuário personalizadas, entre outros. Isso porque, tudo depende do tipo de automação que está sendo realizada.  

4- Faça testes 

Faça testes (e eventuais ajustes) antes de implementar a automação. Isso porque, essa etapa serve para garantir que tudo esteja funcionando corretamente ou identificar pontos de melhoria.  

5- Implemente a automação 

Uma vez que os testes tenham sido concluídos, implemente a automação.  

Porém, lembre-se: monitore e avalie os resultados continuamente. Essa é uma prática que fornece dados importantes para aplicar a melhoria contínua nos processos. 

Utilize workflows para automatizar processos complexos

Automatize os processos complexos da sua empresa utilizando workflows. De modo que eles permitem a criação de fluxos de trabalho que podem ser configurados para executar uma série de tarefas automaticamente.  

Dessa forma, saiba como usar essa solução para automatizar os processos complexos do seu negócio:  

1- Identifique as etapas do processo e defina as regras de negócio  

Identifique todas as etapas do processo a ser automatizado. Em seguida, defina as regras de negócios que serão aplicadas durante a configuração do processo.  

 2- Especifique os pontos de decisão  

Em um processo complexo, identifique pontos de decisão em que a ação a ser tomada depende de certas condições. Assim, especifique esses pontos e configure corretamente o fluxo de trabalho.  

3- Configure o fluxo de trabalho  

Configure o fluxo de trabalho para executar automaticamente todas as tarefas necessárias em sequência.  

4- Implemente o workflow  

Conclua todas as etapas anteriores, e aplique o workflow aos departamentos desejados. Assim, após fazer isso, monitore o seu fluxo de trabalho para ver o que está funcionando ou não e faça os ajustes necessários.  

Execute a automação de processos para:

  • aumentar a eficiência;
  • aumentar a produtividade;
  • aumentar a economia da sua empresa.

Sendo assim, otimize por meio do uso de tecnologia.  

Automatize processos complexos em sua organização com o Mub. Solicite uma demonstração para ver como esta solução pode ajudar! 

Assine nossa Newsletter

Receba novos conteúdos direto na sua caixa.

Relacionados
A padronização de cadastros é um pilar fundamental para a eficiência operacional e a tomada de decisões sólidas em empresas de grande porte.
No mundo dos negócios modernos, os dados são o ativo mais valioso para empresas de todos os tamanhos.
No setor fiscal de uma grande empresa, a conformidade fiscal e a gestão financeira eficiente são essenciais para o sucesso do negócio.
Open chat
Olá 👋
Como podemos ajudar?