17 novembro, 2022

Governança e governabilidade: veja as diferenças e como adotar na prática

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As grafias podem até ser parecidas, mas os conceitos de cada uma são bem diferentes. Ainda assim, muita gente confunde governança corporativa com governabilidade.  

Por isso, vamos explicar neste artigo as principais diferenças entre governança e governabilidade em uma empresa, e um passo a passo de como aplicá-las em seu negócio.  

Primeiramente, é importante destacar que a governança corporativa trata da adoção de um conjunto de boas práticas em uma empresa com o objetivo de atingir metas. Já a governabilidade corresponde à legitimidade e estabilidade de um grupo, que permite que a organização seja dirigida de maneira correta.  

Agora, entenda um pouco melhor sobre cada um dos dois conceitos neste conteúdo que preparamos para você. 

Como o conceito de governança agrega para o desenvolvimento das empresas? 

A governança corporativa é o sistema de regras, práticas e processos pelos quais uma empresa é dirigida e controlada. De forma que envolve essencialmente o equilíbrio dos interesses dos diversos stakeholders de uma empresa, como acionistas, executivos da alta administração, funcionários, clientes, fornecedores, financiadores, governo e comunidade.  

Ou seja, é uma garantia de que o planejamento estratégico seja seguido corretamente. E, com isso, ajuda a promover uma boa cultura na empresa e a trazer melhores resultados a longo prazo.  

A governança corporativa agrega no desenvolvimento de uma empresa porque é um conjunto de regras e boas práticas que servem para nortear as decisões dentro da organização, auxiliando na transparência de todas as ações. 

A consequência disso é transmitir mais credibilidade aos stakeholders e ao mercado corporativo. 

Nesse sentido, a aplicação da governança corporativa em uma empresa está atrelada a vários benefícios. Veja alguns deles: 

Ajuda a evitar erros ou possíveis fraudes 

As regras da governança corporativa, quando adotadas em uma organização, estimulam os colaboradores a serem mais conscientes com possíveis situações e erros encontrados, eliminando, portanto, a possibilidade de fraudes e possíveis riscos; 

Valoriza a imagem da organização perante o mercado 

A empresa com uma boa governança corporativa valoriza sua imagem ao demonstrar que possui ética, transparência e é confiável. Além de promover bons valores e seguir os princípios básicos de uma governança de qualidade, contribui para sua melhoria e reputação; 

Maior e melhor visibilidade no mercado  

Se a empresa seguir os princípios primordiais da transparência e da prestação de contas, uma boa reputação e credibilidade serão consequências. Com isso, gera maior visibilidade e atrai mais investidores. 

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Qual é a estrutura da Governança Corporativa? 

Toda organização precisa se autorregular em suas práticas de gestão e de governança. 

De forma que, isso é válido para que abusos por parte das lideranças não venham a corromper todo o mercado, deixando a economia do país colapsada. 

Sendo assim, começaram a surgir nas empresas os primeiros setores dedicados exclusivamente a atuarem como responsáveis pela ética e pela transparência. Veja abaixo como é a formação por ordem: 

  • Acionistas; 
  • Auditoria Independente; 
  • Auditoria Interna; 
  • CEO e diretores;
  • Comitês;
  • Conselho de Administração;
  • Conselho Fiscal;
  • Ouvidoria e Corregedoria;
  • Secretário do Conselho.

Quais as principais diferenças entre governança e governabilidade? 

Confira abaixo as principais diferença entre governança e governabilidade:

  • A governança trata da adoção de boas práticas na empresa para alcançar sua missão, visão e valores. Já a governabilidade corresponde apenas à capacidade do líder de governá-la para a estabilidade do grupo.
  • Enquanto a governança trata da adoção de práticas inovadoras, a governabilidade corresponde à integridade de um grupo, que permite uma direção apropriada da organização.
  • Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios de uma organização e transformá-los em políticas que produzam resultados, dando respostas efetivas aos problemas que possam vir. Enquanto a governança é a capacidade de ação para implementação dessas políticas e o alcance de objetivos coletivos. 
  • A governabilidade apresenta muitos elementos que determinarão o espaço do exercício do poder e também as condições em maior ou menor grau de eficácia onde esse poder é exercido nesse espaço. Já a governança é inovação, são experiências novas com alto grau de eficiência e ações efetivamente na prática. 

Quais são os passos principais para se implantar uma Governança Corporativa e ter governabilidade? 

As ações necessárias para aplicar um bom trabalho de Governança Corporativa e governabilidade envolvem algumas práticas. Veja as principais: 

  • Definição de uma hierarquia: como mencionado acima, é preciso deixar claro quais são as pessoas que exercem os papéis de liderança na empresa. De maneira que os colaboradores saibam exatamente a quem se reportar para entender suas tarefas e responsabilidades e definir as prioridades. Assim, em caso de conflitos, quem estiver no comando precisa assumir o compromisso de tomar a decisão final.  
  • Tomada de decisão: é fundamental na gestão da empresa. Isso acontece quando os responsáveis se apropriam das informações necessárias para tomar decisões estratégicas. E, principalmente, quando o empresário consegue entender a empresa como um todo.
  • Reuniões de acompanhamento: acompanhe os projetos e indicadores da empresa constantemente e de perto. Com isso, tenha a capacidade de traçar objetivos, planos e metas e, sobretudo, monitorar e corrigir possíveis erros que ocorram no caminho. Assim, as reuniões têm importância estratégica e devem ser registradas em atas, para se tornarem documentos oficiais.
  • Conselho administrativo: um conselho tem como grande objetivo criar camadas de segurança para defender o bem-estar e a saúde de uma empresa. Assim, na prática, o conselho é eleito pelos sócios e, geralmente, possui um número ímpar de conselheiros, sendo que cinco é um número mais comum. 

Direitos e Deveres das Lideranças empresariais: responsabilidade de cada um 

A estrutura hierárquica, que foi mostrada acima, define os relacionamentos e responsabilidades de conselheiros, executivos, colaboradores e acionistas. 

Sendo assim, essa maneira de gerir uma empresa exige tempo, dedicação e comprometimento dos líderes para alinhar todos os aspectos de uma empresa. Portanto, veja abaixo como deve funcionar: 

  • Conselho de Administração: principal vínculo entre os sócios e a diretoria, inclui os acionistas e define as políticas de relacionamento com as outras partes interessadas;
  • Diretoria executiva: responsável por implementar as políticas com foco na gestão estratégica;
  • Colaboradores: devem cumprir com as regulamentações demandadas pelos líderes. 

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