20 março, 2023

Como centralizar os indicadores de compras utilizando workflows

Os indicadores de compras são ferramentas que permitem melhorar a gestão de compras de uma empresa, e assim elevar sua produtividade. Além disso, evitam riscos como atraso nas entregas e paradas não planejadas do setor produtivo.
Assim, é uma solução que deve ser implementada em qualquer negócio, independentemente do seu setor de atuação no mercado. Quer entender melhor a importância dos indicadores de compras para sua organização? Leia o post. 

O que são indicadores de compras?

Os Indicadores de compras são uma ferramenta para avaliar a eficácia das ações realizadas nessa área. São, portanto, recursos utilizados para monitorar os resultados dos processos de compras de uma empresa.

Por exemplo, o tempo de entrega dos produtos solicitados desde o momento/data da aquisição. O tempo levado para que essa tarefa seja concluída é um indicador de compra importante porque permite ao gestor planejar a compra de produtos/matérias-primas dentro de um prazo razoável.

A importância de monitorar esses indicadores

Acompanhar os indicadores de compras da sua empresa é importante porque permite que seu gestor tenha dados confiáveis para melhorar sua tomada de decisão. Além disso, ajuda:

A escolher bons fornecedores

O setor de compras precisa seguir metas claras e objetivas. Isso para buscar os melhores fornecedores, mas sem deixar de observar os padrões mínimos de qualidade estabelecidos.

Nesse contexto, os indicadores de desempenho de compras fornecem informações valiosas que permitem ao gestor alcançar esse objetivo. Por exemplo, possibilita ao gestor verificar se o fornecedor comete atraso na entrega das matérias-primas e se estas são de qualidade.

A aperfeiçoar processos

Ao oferecer informações valiosas, os indicadores de compras também ajudam a aperfeiçoar os processos de compras, de modo a garantir o aumento da produtividade.

Por exemplo, se uma operação está gerando mais custo que o esperado ou atrasando as etapas de um processo, o gestor pode eliminá-lo ou ajustá-lo para que atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa.

A reduzir custos

Com processos de compras eficientes, a empresa reduz custos, tendo mais saúde financeira. Sendo assim, algo positivo para a organização que deseja se expandir no mercado e alcançar mais clientes.

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Conheça os 8 principais indicadores de compras

Este indicador avalia a eficiência, a confiabilidade dos fornecedores e o desempenho da logística da empresa.

1. Lead time:

Com esse indicador, é possível medir o período de duração entre o momento da requisição de matéria-prima até o atendimento da demanda.

2. Nível de entregas:

Este indicador avalia a eficiência, a confiabilidade dos fornecedores e o desempenho da logística da empresa.

3. Taxa de devolução:

Fornece informações sobre o número de devoluções e a quantidade de produtos com defeito. Com base nisso, é possível verificar se as aquisições estão sendo feitas de maneira correta e ainda melhorar os processos.

4. Custo de suprimentos:

Com ele, é possível comparar o volume de compras e o de vendas e descobrir a porcentagem de venda que está sendo aplicada nas compras.

5. Produtividade:

Permite saber o número de requisições e transações realizadas dentro de um determinado período de tempo e também a quantidade de horas por semana dedicadas a determinados processos ou o número de tarefas executadas dentro de um espaço de tempo.

6. Evolução do preço:

Com esse indicador, é possível realizar a comparação dos valores praticados anteriormente com os atuais e medir as oscilações de preços durante o processo de compras.

7. Saving compras:

É essencial para a área financeira, pois mede a razão entre o que foi orçado e comprado. Permitindo, portanto, saber quanto foi ganho, economizado e quais custos foram evitados.

8. Satisfação do cliente:

Com o uso de feedbacks dos clientes sobre o atendimento e a qualidade do produto, a empresa pode descobrir o nível de satisfação do cliente e desenvolver estratégias para melhorar o atendimento.

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Como usar workflows para centralizar indicadores de compras?

O workflow é uma ferramenta que organiza e centraliza os dados dos indicadores de compras. Pois facilita a implementação de processos internos da empresa, como a tomada de decisões.

Dessa forma, aprenda a usar essa solução ao seguir as dicas a seguir:

Defina os indicadores que deseja monitorar

Estabeleça os indicadores chave que são importantes para o seu processo de compras, como tempo médio para aprovação de compras, taxa de sucesso de negociações, entre outros.

Crie formulários de rastreamento

Crie formulários de rastreamento para cada indicador que deseja monitorar. Assim, esses formulários podem ser preenchidos manualmente ou integrados com sistemas de back-end, como o ERP ou o sistema de gerenciamento de compras.

Configure o workflow

Configure o workflow para automatizar o processo de rastreamento dos indicadores de compras.

Por exemplo, você pode definir regras que garantam que os formulários de rastreamento sejam preenchidos e aprovados antes de uma compra ser finaliza

Monitore os indicadores

Use o workflow para monitorar e analisar os indicadores de compras. Além disso, você pode usar relatórios e dashboards para visualizar e compreender os dados de forma mais clara.

Tome ações baseadas em indicadores

Use as informações coletadas por meio do workflow para tomar ações que melhorem o processo de compras.

Por exemplo, se você identificar que o tempo médio para aprovação de compras está acima do esperado, pode ser necessário revisar o processo ou treinar o pessoal envolvido.

Sendo assim, lembre-se de que a configuração e a implementação de um workflow para centralizar indicadores de compras podem variar de acordo com a complexidade do seu processo de compras e com as ferramentas disponíveis.

Quer utilizar uma ferramenta de workflows para ajudá-lo a implementar um processo de gestão de indicadores de compras eficaz?

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