Você sabe o que são regras de negócios? São declarações que norteiam o bom funcionamento de uma empresa.
Elas são importantes porque otimizam a execução dos processos e garantem o sucesso do negócio. Dessa forma, uma maneira de aplicá-las de forma eficaz é usando workflows.
Essa é uma ferramenta que ajuda os gestores a identificar pontos de melhoria para garantir processos operacionais otimizados.
Entenda melhor o que é essa solução e como aplicá-la em sua empresa ao ler o post.
O que são regras de negócios?
As regras de negócios são usadas para definir ou restringir determinadas ações nos processos de uma empresa. Portanto, elas orientam o comportamento e definem o que, onde, quando, por que e como algo deve ser feito.
Por exemplo, essas regras descrevem como as ações devem ser executadas e se alguma restrição precisa ser aplicada.
Como as regras de negócio funcionam na prática?
As regras de negócios estão diretamente associadas às estratégias da empresa e no bom resultado dos processos executados. Dessa forma,, elas precisam ser definidas pelos gestores responsáveis a partir de uma análise profunda das operações realizadas.
É com base nisso que são estabelecidas e funcionam. Diante disso, uma forma prática de vê-las funcionar é quando o funcionário muda seu comportamento visando atendê-las. Por exemplo, seguindo as orientações definidas para realizar o processo de atendimento ao cliente.
Exemplos de processos que utilizam regras de negócios
Conheça, a seguir, alguns exemplos de processos que utilizam as regras de negócios:
- Definição de percentual de desconto que pode ser aplicado na comercialização de produtos;
- Frete grátis com base em valor mínimo de compra;
- Concessão de empréstimo com base na análise do histórico do cliente, por exemplo, seu tempo de relacionamento com o banco etc.
- Promoção na carreira com base em critérios definidos pela empresa, por exemplo, tempo de experiência, qualificação profissional etc.
Dessa forma, em geral, se aplicam a operações de negócios, por exemplo, tomada de decisões, uso de dados, procedimentos, políticas, regras financeiras e outras.
Benefícios de utilizar regras de negócios nos processos
Auxilia na tomada de decisão
As regras de negócios bem estabelecidas são ferramentas muito eficientes para tomada de decisões corretas, ágeis e alinhadas com os objetivos da empresa.
Maior controle de processos
Ao ter regras de negócios bem elaboradas, os colaboradores da organização terão mais facilidade de perceber erros em procedimentos e poderão corrigi-los rapidamente. Consequentemente o que pode ajudar a aumentar a produtividade e a reduzir riscos.
Reduz custos
Processos mais eficientes e bem conduzidos, não apenas ajudam a empresa a ser mais produtiva, como também reduz custos, já que é possível evitar retrabalhos.
Ajudam a criar e a fortalecer estratégias
Orientam a elaboração de estratégias, bem como fortalecem as que já existem, levando a empresa a alcançar rapidamente seus objetivos.
Como usar workflows para gerenciar regras de negócios?
Os workflows são ferramentas úteis, pois permitem modelar processos de negócio e automatizar tarefas repetitivas.
Quer aprender como usar workflows para gerenciar regras de negócios? Veja algumas dicas:
Identifique as regras de negócios
Antes de começar a usar workflows, é importante ter uma compreensão clara das regras que você deseja gerenciar. Portanto, isso inclui entender como elas se relacionam umas com as outras e quais são as exceções que devem ser tratadas.
Defina o processo de negócio
Após ter uma compreensão clara das regras, você pode começar a definir o processo de negócio. Assim, isso envolve identificar as etapas do processo, quem será responsável por elas e quais são as entradas e saídas de cada uma.
Escolha uma ferramenta de workflow
O terceiro passo é escolher uma ferramenta de workflow. De modo que hoje, existem muitas ferramentas de workflows disponíveis, tanto pagas quanto gratuitas.
A sugestão é que escolha uma ferramenta que seja fácil de usar e que atenda às suas necessidades. Conheça o mub – Sistema de Gestão de Workflows.
Modelar o processo de negócio
Depois de escolher uma ferramenta de workflow, você pode começar a modelar o processo de negócio. Isso envolve desenhar o processo de negócio como um fluxograma e adicionar regras de negócios e ações automatizadas.
Teste o workflow
Em seguida, é importante testar o workflow antes de implementá-lo na produção. Dessa forma, execute o workflow com dados reais e verifique se ele está funcionando como esperado.
Implemente o workflow
Logo após testar o workflow e se certificar de que ele está funcionando corretamente, você pode implementá-lo em produção.
Portanto, isso significa que você deve integrar o workflow aos sistemas existentes e configurar as regras de negócios de acordo com as suas necessidades.
Monitore o workflow
Agora é importante monitorar o desempenho do workflow e garantir que ele esteja funcionando corretamente.
Assim, isso pode ser feito revisando relatórios de desempenho e verificando se as regras estão sendo aplicadas corretamente.
Portanto, lembre-se de que os workflows podem ajudar a simplificar e automatizar processos de negócio, economizando tempo e aumentando a produtividade.
Agora que você já sabe como os workflows podem ser utilizados para gerenciar as regras de negócios, solicite agora mesmo uma demonstração do Mub. Que tal?